segunda-feira, 25 de maio de 2009

Chávez e Correa Pedem Fiscalização Sobre Imprensa

Os presidentes do Equador, Rafael Correa, e da Venezuela, Hugo Chávez, propuseram à União das Nações Sul-Americanas (Unasul) a criação de uma instância que "defenda os governos locais dos abusos da imprensa", descrita por eles como a maior inimiga do socialismo. Correa disse que quer livrar o Equador de uma imprensa que descreveu como "corrupta", "instrumento de oligarquias" e inimiga das relações internacionais. Chávez estendeu as críticas à Organização dos Estados Americanos (OEA), que, segundo ele, "não bate na imprensa nem com uma pétala de rosa".

Por sua vez, o presidente da Bolívia, Evo Morales, disse que os vizinhos contam com seu apoio na luta contra esse fenômeno que remete à "loucura do fascismo". Evo disse que se reunirá com a Sociedade Interamericana de Imprensa para "demonstrar como a imprensa da Bolívia é corrupta".

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo

Comento
O socialismo não consegue conviver com quaisquer tipos de liberdades. Ainda mais com a liberdade de imprensa. Jornais, revistas, rádios e TVs que não sigam a cartilha socialista, são sempre "inimigas" e chamadas de "mídia golpista".

A extinta União Soviética tinha a sua própria mídia, o Pravda, que somente escrevia a verdade comunista. Cuba tem a sua, o Granma, entre outros jornais de menor quilate, todos publicados pelo governo daquele país.

Lula já tentou fazer isto aqui, logo no início de seu primeiro mandato. Até tratou de expulsar um jornalista americano que falou a verdade. Depois, vendo que seu ato abalara um pouco sua crescente popularidade, voltou atrás. Agora, usa os órgãos e empresas governamentais, como a Petrobrás, para patrocinar a mídia, que tem-se incumbido de esconder seus desígnios.

Evo e Chávez, mais leninistas, vão para cima da imprensa com mãos de ferro. Não querem muita conversa para instituir seu domínio ditatorial e implantar os ditâmes do Foro de São Paulo.

Nenhum comentário: